Siga nossas redes:

 
São Lourenço do Oeste

Autismo: sensibilidade para compreender

Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado no último domingo (2)

Priscila Pisoni
A APAE de São Lourenço tem hoje 14 alunos com autismo.

autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, AIDS e o diabetes. No mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que existam mais de 70 milhões pessoas com autismo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo (2), pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo). O objetivo é orientar para que as pessoas entendam o que é o autismo e para que seja possível o diagnóstico precoce. Dessa forma será possível oferecer mais qualidade de vida às pessoas com o espectro autista.

O autismo é uma inabilidade desenvolvente complexa que tipicamente aparece por volta dos dois aos quatro anos de idade, e é o resultado de uma desordem neurológica que afeta o funcionamento do cérebro, comprometendo o desenvolvimento nas áreas de interação social e habilidades de comunicação.

Ambas as crianças e adultos no espectro do autismo geralmente apresentam dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interação social e lazer e atividades lúdicas.

Segundo a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Nossa Senhora das Graças de São Lourenço do Oeste, Jucilei Serpa, até essa idade a criança apresenta um nível de desenvolvimento considerado normal.

* Matéria completa na edição impressa 416, de quarta-feira, 05 de abril de 2017.

Imagens



capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina