Siga nossas redes:

 
São Domingos

Companheirismo é caminho para as mulheres na política

'Depende de nós, mulheres, buscarmos nosso espaço' afirma a vereadora Baggio (MDB - São Domingos) sobre a participação da mulher na política

Felipe Alípio
Silvia
Foto: Arquivo pessoal
?Depende de nós, mulheres, buscarmos nosso espaço? afirma a vereadora Baggio (MDB ? São Domingos) sobre a participação da mulher na política.

Silvia Rozani de Brito Baggio - Movimento Democrático Brasileiro (MDB) - é vereadora em São Domingos. Com o segundo mandato em curso, a parlamentar pauta seu trabalho no companheirismo e presença na comunidade. A estratégia tem assegurado a participação da mulher na política municipal. A vereadora ressalta, ainda, que as mulheres devem buscar participar da política e assim fortalecer a participação da mulher na política.

Destaque Regional - Atualmente você exerce o segundo mandato de vereadora. Como iniciou na politica? Que outra função já exerceu?

Silvia Rozani de Brito Baggio - Desde pequena presenciei familiares meus entrando na política. Tive exemplo do meu pai, padrinhos e tios que exerceram alguns cargos. Então, meu gosto pela política surgiu desde pequena, acompanhando o trabalho que eles desenvolviam. Comecei na carreira política atuando no diretório do MDB. Até que em 2010 participei de forma mais ativa sendo Secretaria Municipal de Educação, cargo que exerci por quase sete anos. Depois disso decidi ir mais adiante e assumir um novo desafio, o de ser vereadora. Sempre fui uma pessoa atuante na comunidade, participando de conselhos, sendo catequista e acompanhando de perto a situação das nossas famílias são-dominguenses. Então no ano 2015 concorri ao cargo de vereadora, sendo eleita para o mandato 2016-2020. Neste primeiro mandato, fui uma das vereadoras mais atuantes e também a que mais trouxe recursos para o município, com mais de R$500 mil, destinados a diversos setores da Administração, sempre pensando no bem do povo. Todos os projetos analisados nesse mandato foram lidos, estudados e debatidos com responsabilidade, para serem aprovados com comprometimento. Pelo meu trabalho ter sido bem visto e bem aceito pela comunidade, ano passado decidi renovar meu compromisso. Novamente concorri e fui reeleita. E já nestas primeiras sessões de 2021, apresentei indicações que visam continuar defendendo nosso povo. Também já solicitei emendas com nossos parlamentares, para trazer mais recursos para São Domingos. E pretendo, durante esses quatro anos, estar ao lado daqueles que mais precisam, defendendo e representando nosso povo.

DR - A história do Brasil aponta que o meio politico é um dos ambientes mais fechados a participação da mulher. Como líder ativa, como é estar nesse meio?

Baggio - Eu, politicamente, me sinto realizada. Sempre tive boa aceitação da comunidade e também dos meus colegas vereadores. Estar no meio político é desafiador, mas um constante aprendizado. Estar presente na comunidade, acompanhando os desafios de cada família, nos transforma em um ser humano melhor. E isso reflete no trabalho que desempenhamos. Por isso sou muito feliz e não me arrependo de colocar meu nome a disposição do MDB e poder, com orgulho, ser uma representante do nosso povo. E eles sabem que podem contar comigo.

DR - Quais desafios estão em pauta para que a mulher participe mais e efetivamente da politica?

Baggio - Acredito que a mulher na política, assim como em outros setores, ainda encontra desafios. É um mundo basicamente masculino e temos que saber lidar com essa situação. Porém, depende de nós, mulheres, buscarmos nosso espaço. Precisamos apoiar umas as outras e incentivar para que cada vez mais tenhamos presença feminina na política. Nos últimos anos já avançamos muito e, somente com essa união e respeito, vamos conseguir enfrentar os desafios. Divergências aparecem com frequência, mas isso faz parte do crescimento e da responsabilidade do papel que desempenhamos. Usamos os desafios para crescer.

DR - Qual conselho você deixa para as mulheres que querem entrar na carreira politica?

Baggio - Meu conselho é que não desistam. As dificuldades irão aparecer, mas não podemos nos deixar abater. É um meio que exige responsabilidade, trabalho e muito comprometimento. Não somos políticos apenas por algumas horas, estamos à disposição do povo a hora que eles mais precisam. Precisamos ter coragem e atitude para fazer a diferença nesse meio. E precisamos, mais do que nunca, incentivar e apoiar as mulheres que decidem entrar na carreira política. Só assim vamos conquistar novos espaços.




capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina