Siga nossas redes:

 

Só nos interessa avançar

Miguel Padilha - Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Santa Catarina - FETIAESC - Vice presidente da Força Sindical de Santa Catarina

Miguel Padilha

 É muito bonita e produtiva a recém inaugurada fase com a unificação de forças promovida pelas Centrais Sindicais do País. Não há, nem deve prevalecer, o personalismo, o vício do individual quando em jogo está, o coletivo.

Essa trajetória está sendo percorrida em mão única, mas não por apenas um ator. No caminho estão, além das Centrais, as Confederações, Federações e a base de sustentação que são os sindicatos. Há, hoje, uma saudável e harmoniosa convivência executar com sucesso os projetos estabelecidos.

Toda a conjuntura montada define a fórmula necessária para manter inabalável a unicidade sindical, meta prioritária. A somatória dessa união de forças significa avanços, conquistas e o fortalecimento do movimento sindical brasileiro.

O valor específico e absoluto deve resultar da ação para todos. Neste mesmo raciocínio de conclusão, os interesses plurais são superiores e excedem os limites ordinários. Não há dúvida que a associação de idéias faz com que as questões mais elevadas transcendem a obra do privado.

Essa é a teoria que vem ganhando a prática, com colheita de bons frutos.

A majestosa atuação conjugada nos remete a filosofia de que “juntos sempre poderemos fazer mais e melhor”. Até pode ser frase de botequim, mas é a realidade.

No caso específico das Centrais elas absorveram, e muito bem, a nova estratégia integradora. Todos, Centrais e demais instâncias do sindicalismo, seguem de mãos dadas em buscar dos objetivos comuns.

Demorou um pouco, mas o importante é que a unicidade das organizações prevaleceu. Elas se reagruparam por potencialidades e ideais emergidos de causa única. Em boa hora houve conscientização daquilo que todos sabem: apenas um soldado não vence a guerra.

Concordamos que a luta solo produz, mas não há comparação ao todo da “briga” em conjunto, levando-se em consideração que os interesses são os mesmos.

As demonstrações do acerto pela estratégia coletiva já foi dada nos últimos eventos nacionais, um deles a 7ª Marcha das Centrais Sindicais e Movimentos Sociais.

Temos pela frente o 1º de maio unitário com o tema “Garantir Direitos e Avançar nas Conquistas” data da justa comemoração pela passagem do Dia do Trabalhador.

Este sugestivo mote tem íntima ligação com as negociações salariais que também se avizinham. Com algumas exceções, os sindicatos que integram o Grupo da Alimentação de Santa Catarina têm suas datas bases em 1º de maio e a campanha já está na rua.

É nesta fase do movimento sindical que se encaixa o “garantir direitos” e “avançar nas conquistas”. É isso o que precisamos para dar satisfação àqueles que, com muito orgulho, representamos: os trabalhadores.

Não admitimos, em nenhuma hipótese, retroceder e não abriremos mão, de jeito nenhum, de progredir.

Tudo dependerá de nós. Da postura adotada, das estratégias colocadas em prática. As conquistas dependem da classe trabalhadora que precisa estar no mesmo barco e motivada para isso. A condução do vitorioso processo é responsabilidade do dirigente sindical.

O atual estágio das forças produtivas é muito elevado e para os trabalhadores só interessa avançar nos direitos, por que os deveres eles já cumprem há muito tempo.

É o momento de “espancar” as resistências, mas com sabedoria, para delas tirar proveitos. É momento de, com eficácia dinâmica, buscarmos consideráveis percentuais de aumento real aos salários. É momento de convergir ao social, a segurança e a saúde. É hora de mostrar vigoroso trabalho. É hora de avançar.

É com a combinação da conjuntura e do desenvolvimento econômico com a distribuição de renda, que buscaremos, por uma somatória de viabilidades, vida melhor e dignidade aos trabalhadores.

Isso é o que precisa ser feito!

É isso o que vamos fazer!



capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina