Siga nossas redes:

 
Santa Catarina

Estiagem provoca baixa na produção

Levantamento aponta quebra na produção de milho e soja em decorrência da falta de chuvas

Felipe Alípio
Milho
Foto: Arquivo DR
Falta de chuvas na região afeta gravemente a produção de milho, cultura que já registra baixa de até 50% em algumas regiões.

A falta de chuvas que assola a região provoca uma leva de danos e transtornos. Nos perímetros urbanos, a dificuldade está no abastecimento de água potável. No interior, a onda é de quebra na produção de grãos e baixa na alimentação de animais. A estiagem é uma das mais severas dos últimos tempos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, os volumes de chuva registrados foram muito abaixo do esperado, que era de 150 milímetros no último trimestre. No Grande Oeste, foram registrados 20, 31 e 46 milímetros, respectivamente, no último trimestre.

As regiões mais atingidas pela falta de chuva são o Oeste e Extremo Oeste. A preocupação maior é que tais regiões abrigam os celeiros de produção de grãos.

Diante de um cenário adverso, a produção de grãos tende a sofrer os maiores impactos. O milho tende a ser a cultura mais avariada. O impacto será sentido na produção de grãos e de silagem. Em algumas regiões, a quebra de produção tende a chegar a 50%.

"Nós esperávamos uma safra voltando à normalidade com 2,7 milhões de toneladas colhidas, já estamos revendo esses números e talvez nossa colheita não passe de 1,9 milhão de toneladas. O que atinge diretamente o setor produtivo de carnes e leite, sem contar o prejuízo dos produtores de grãos", explica Altair Silva, secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.

Até segunda-feira (3), Santa Catarina registrava 67 municípios com decretos de emergência publicados ou em vias de publicação. Ao todo, 1.500 famílias rurais que perderam sua fonte de renda devido à estiagem, principalmente produtores de grãos e silagem.





capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina