Siga nossas redes:

 
São Lourenço do Oeste

Conscientização e educação à saúde

RFCC fecha a programação do Outubro Rosa e inicia os trabalhos do Novembro Azul

Felipe Alípio
carreata
Foto: Vagner Candido
Com dezenas de automóveis participantes, carreata chamou a atenção da comunidade para a necessidade de prevenir a saúde.

A conscientização em prol da preservação da saúde, com destaque no enfrentamento ao câncer de mama, é o mote da campanha Outubro Rosa.

Em São Lourenço do Oeste, os trabalhos foram idealizados e conduzidos pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Fechamento da programação de 2021 aconteceu na manhã de sábado (30/10). Ação foi uma carreata educativa.

De acordo com a Psicóloga Olívia Rossoni, o Outubro Rosa foi focado na disseminação da informação. O cronograma contou com palestras, exposição de trabalhos e descrição em meios de comunicação.

Ao localizar as atividades, os resultados obtidos e classificados como bons. Os objetivos iniciais foram alcançados.

Um dos pontos elencados como excelentes foi a participação da comunidade. "Houve uma boa adesão", acrescenta Rossoni. Ela conta que muitas entidades convida a RFCC para promover, além da participação efetiva nas ações desenvolvidas pela campanha.

Carreata

Neste ano, a ação teve início na sede da RFCC. A concentração no ponto de partida aconteceu por volta das 9h30.

Com o carro de som, foram repassados ??informações sobre a doença, métodos de prevenção e orientações para preservação da saúde. A ação percorreu as principais ruas da cidade.

Para a comissão organizadora, a comunidade da comunidade foi o ponto chave da ação. "Tudo foi realizado de uma forma voluntária. Assim como aqueles que se solidarizaram a participar do evento ", enfatiza a Psicóloga.

Celebrações

Abertura da programação de Outubro Rosa é marcada pela celebração de missa. A missa rosa aconteceu na primeira semana de outubro.

No decorrer do mês, uma RFCC foi convidada a participar de celebrações de congregações evangélicas. Vários eventos foram realizados.

A Psicóloga relata que a receptividade das entidades merece reconhecimento. Aponta que além de se engajarem com a causa, interagiram com a entidade e nas ações.

Palestras

Outra ação que voltou a ser realizada é uma palestra. No ano que passou, uma atividade teve que ser suspensa em decorrência da situação sanitária imposta pela pandemia da Covid-19. A programação ano, voltou a ter essa ação.

Dentre as entidades que abriram as portas á RFCC está a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), Senai e Humana Saúde. Outras entidades também oportunizaram a realização de trabalhos de conscientização.

Rossoni conta que as palestras foram levadas às entidades que convidaram a RFCC a participar de suas atividades. "Foram algumas instituições que nos convidaram", acrescenta.

Cabelos

Ao longo de outubro, há intensificação na campanha de coleta de cabelos. Os materiais coletados são especializados a produção de perucas.

Historicamente, o trabalho é desenvolvido pela campanha 'Fios da felicidade'. Neste ano, uma ação ganhou reforço de outras entidades. A busca por doações aconteceu em forma de ação voluntária e buscou arrecadar madeixas em ações de entidades que prestam serviços à comunidade.

Arrecadação

A RFCC tem no outubro rosa uma das principais fontes de arrecadação de recursos. Por meio da campanha, são realizadas vendas de camisetas e produtos artesanais.

De acordo com Rossoni, a venda de camisetas superou expectativas. A comunidade se engajou na causa e o estoque foi rapidamente comercializado.

Outra forma de arrecadação é a doação de montas. Neste sentido, houve registros de doações e destinações feitas a entidade.

Novembro azul

A carreata promovida no sábado foi além de encerrar as atividades da campanha de Outubro Rosa, abriu o cronograma de atividades do Novembro Azul. O mês é dedicado ao cuidado da saúde do homem, principalmente na prevenção contra câncer.

Programação oficial da RFCC será divulgada até o fim de semana.

Venda de camisetas da campanha já está alinhada. Os interessados ??podem obter mais informações nos meios de contato da RFCC e também na própria entidade.





capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina