Siga nossas redes:

 
Campo Erê

Projeto de aquecimento solar

Desenvolvido por alunos, projeto 'Aquecendo o conhecimento'

Felipe Alípio
contra
Foto: Divulgação
Sistema de aquecimento de água com energia solar foi construído com estrutura de parabólica e mangueiras de água.

Há uma semana em funcionamento, o sistema de aquecimento de água via sol é um dos assuntos mais comentados na comunidade escolar de Campo Erê. O projeto 'Aquecendo conhecimento' foi desenvolvido por alunos da Escola de Educação Básica Emílio Garrastazú Médici. Participaram efetivamente do projeto os integrantes da segunda série - 21 do Novo Ensino Médio.

Em uma parabólica, que já estava descartada, foi instalada uma tubulação para água. Atualmente, há capacidade para aquecer 16,4 litros de água. O sistema foi acoplado ao coberto da escola, onde há grande incidência de sol. Uma ligação foi feita para abastecer as mangueiras, outra para dar vasão a água aquecida.

No caso da escola, a água aquecida foi instalada para abastecer a cozinha. Quando iniciado o projeto, foi estimado que a água poderia ser aquecida em até 60° C. Nos testes desenvolvidos ao longo da semana, foi mensurada a temperatura máxima de 64° C.

O sistema de aquecimento de água foi desenvolvido a partir de conhecimento cumulativo nas disciplinas de matemática, física e filosofia. "O projeto intitulado 'Aquecendo o Conhecimento' tem o objetivo de trabalhar questões ecológicas, hidrostáticas, hidrodinâmicas e matemáticas, envolvendo cálculo de volume, de área e de medidas", explicam os professores.

Custo total do projeto ficou na casa dos R$500. Valor considera as instalações de cano especial para condução de água quente na área interna, torneiras, mangueiras, arames e parafusos.

Ao avaliar o trabalho, os professores relatam que "Direção, professores e alunos estão felizes com o resultado, não apenas pelo fornecimento de água aquecida, mas por demonstrar que a escola se constitui como espaço privilegiado para o conhecimento e a aprendizagem. Somam-se a este projeto dezenas de outros, envolvendo toda a comunidade escolar".





capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina