Revelações da Santa Juliana de Cornillon (1200–1258). A origem da festa remonta ao século XIII, na Bélgica. Santa Juliana de Cornillon, uma freira agostiniana, teve visões místicas em que Jesus lhe pedia a instituição de uma festa especial dedicada ao Santíssimo Sacramento. Ela via a Igreja como uma lua cheia com uma mancha escura, simbolizando a ausência de uma festa específica para a Eucaristia. A partir de suas visões e insistência, a ideia da festa começou a ganhar força.
Milagre de Lanciano (Itália, século VIII)
É o milagre eucarístico mais famoso e antigo. Um monge basiliano celebrava a missa e duvidava da presença real de Cristo na Eucaristia. No momento da consagração, a hóstia se transformou em carne viva e o vinho em sangue humano. Até hoje, as relíquias estão preservadas na igreja de São Francisco, em Lanciano. Estudos científicos confirmaram que: A carne é tecido do músculo cardíaco humano. O sangue é do tipo AB, o mesmo tipo encontrado no Santo Sudário de Turim.
Milagre de Bolsena-Orvieto (1263)
Um padre alemão chamado Pedro de Praga, enquanto celebrava a missa em Bolsena (Itália), duvidava da presença real de Cristo na Eucaristia. Durante a consagração, a hóstia começou a sangrar, manchando o corporal e o altar. O milagre foi levado ao conhecimento do Papa Urbano IV, que estava em Orvieto na época. Ele pediu que o corporal com o sangue fosse levado até ele, onde é venerado até hoje.
3. Instituição da Festa (1264)
O Papa Urbano IV, inspirado pelas visões da Santa Juliana e pelo milagre de Bolsena, instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi em 1264, com a bula Transiturus de hoc mundo.
Significado Espiritual
Expressa a fé na presença real de Cristo na Eucaristia. É uma forma de testemunho público da fé católica. Reforça o valor da adoração eucarística e da comunhão com Cristo. A expressão "Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo" refere-se ao sacramento da Eucaristia na tradição cristã, especialmente na Igreja Católica. Esse termo é solenemente celebrado na festa conhecida como: Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, também chamada de “Corpus Christi”. Refere-se ao que Jesus ofereceu na Última Ceia e que é atualizado em cada missa. "Santíssimo": Expressa a reverência e adoração ao mistério eucarístico.
A doutrina eucarística do Concílio Lateranense IV pode ser resumida nas seguintes afirmações: Jesus Cristo é sacerdote e sacrifício; sob as espécies do pão e do vinho, seu corpo e sangue são contidos verdadeiramente no sacramento do altar; pelo poder divino, o pão é transubstanciado no corpo e o vinho no sangue; recebemos o corpo e sangue do Senhor para realizar plenamente em nós o mistério da unidade com Cristo Salvador.
“A Eucaristia é o maior dos sacramentos, nos ensina São Tomás de Aquino, e o principal dos milagres de Cristo, pois ele não cessa. O Senhor o realiza não só uma vez, em favor de alguém, mas o repete todos os dias, em centenas de lugares ao mesmo tempo, em favor de todos os filhos da Igreja, reunidos nas mais longínquas comunidades ou nos mais movimentados centros urbanos”.
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