Terça, 18 de Junho de 2024
15°

Chuvas esparsas

São Lourenço do Oeste, SC

Agro Destaque Santa Catarina

17 anos com o reconhecimento de zona livre de aftosa

Santa Catarina comemora 17 anos com status de ‘Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação’ com Fórum de Prevenção à Febre Aftosa

23/05/2024 às 07h42
Por: Felipe Alípio Fonte: MB Comunicação
Compartilhe:
Nesta edição, a temática está direcionada aos avanços do Brasil para o reconhecimento internacional de área livre de Febre Aftosa sem vacinação. Foto – Arquivo DR
Nesta edição, a temática está direcionada aos avanços do Brasil para o reconhecimento internacional de área livre de Febre Aftosa sem vacinação. Foto – Arquivo DR

Na próxima segunda-feira (27), Santa Catarina comemora o 17º aniversário do status de Zona Livre de Febra Aftosa sem Vacinação. Em alusão a data, haverá o VII Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa. O evento acontecerá em Florianópolis, com programação presencial e transmissão ao vivo.

Nesta edição, a temática está direcionada aos avanços do Brasil para o reconhecimento internacional de área livre de Febre Aftosa sem vacinação. Também será abordado o novo modelo de vigilância ativa e gestão de risco para a doença, implementado no Estado de Santa Catarina.

A médica-veterinária e conselheira técnica do Icasa, Luciane Surdi, ressalta a importância em manter as medidas sanitárias. “Santa Catarina como estado livre de febre aftosa sem vacinação, busca fortalecer o sistema de vigilância em saúde animal. O Fórum Estadual de Febre aftosa mantém a interação com produtores, profissionais da área, empresas e a comunidade com o objetivo de fortalecimento das ações de prevenção da febre aftosa. É importante que todos os produtores rurais participem deste evento, que debate um tema de extrema relevância”, destaca.

O coordenador estadual de Vigilância para Febre Aftosa e Síndromes Vesiculares Ody Hess Gonçalves, destaca a temática. “Devido a importância que a manutenção da condição sanitária de área livre de febre aftosa sem vacinação representa para toda a sociedade catarinense é importante que todas as ‘partes interessadas’ relacionadas à Febre Aftosa, assim como o público geral, tenham conhecimento do Fórum e que sejam estimulados a assistir e participar”, explicou.

 

Fórum

 

O Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa é uma das ações do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), realizado anualmente para apresentar o tema à sociedade e às entidades representativas do setor produtivo catarinense. Visando aprimorar as parcerias público-privadas e fortalecer as medidas de prevenção da febre aftosa, bem como amplificar o marco diferencial da agropecuária de Santa Catarina no mercado mundial, o PNEFA, instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), visa manter o status do país livre de febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação nos estados do Brasil.

 

Programação

 

08 horas – Recepção.

09 horas – Abertura.

09h20 – Palestra “O Programa Hemisférico de Erradicação de Febre Aftosa e a Transição para o Status Livre Sem Vacinação” – Com o especialista em Febre Aftosa (Panaftosa/OPAS/OMS), Gabriel Adrian Sanchez Torres.

10h15 – Palestra “PVBR: Vigilância Ativa e Gestão de Risco para Febre Aftosa. Os Resultados de Santa Catarina”. – Com o coordenador estadual de Vigilância para Febre Aftosa e Síndromes Vesiculares (Cidasc), Ody Hess Gonçalves.

11h10 – Discussão e encerramento com o mediador da diretoria técnica da Cidasc, Diego Rodrigo Torres Severo.

 

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Lourenço do Oeste, SC Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
15°
Chuvas esparsas

Mín. 14° Máx. 21°

Qua 20°C 13°C
Qui 23°C 14°C
Sex 23°C 15°C
Sáb 24°C 14°C
Dom 25°C 16°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias