Em Santa Catarina, a Receita Federal recebeu 2.191.871 declarações de Imposto de Renda Pessoa Física. A monta corresponde às declarações entregues no prazo regulamentar, encerrado no dia 31 de maio. Estudo aponta que o volume é recorde para o Estado.
Ao todo, somando todos os estados, foram entregues 42.421.153 declarações. A monta também é recorde dentro da série histórica da Receita Federal.
Por conta das inundações no Rio Grande do Sul, o número de declarações entregues irá aumentar. Os moradores do estado têm até agosto para prestar contas ao leão.
Quem não entregou a declaração no prazo está sujeito a uma multa de 1% mês sobre o valor do imposto de renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. A não entrega da declaração pode causar a suspensão do CPF e outras penalidades.
Balanço
As cerca de 2,2 milhões de declarações entregues superaram o máximo registrado em 2023, quando 2.064.381 declarações foram entregues.
Cerca de 46% dos contribuintes catarinenses utilizaram-se da declaração pré-preenchida, o quarto estado que mais utilizou a ferramenta. A declaração pré-preenchida traz informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente nos Programas Geradores de Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, sem a necessidade de digitação. Isso traz agilidade e evita erros de digitação na transposição de informações.
7,1 % do total de declarações foram retificadoras, que são declarações feitas para corrigir erros ou omissões enviados na declaração original.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News; https://chat.whatsapp.com/B8WYhmelq7X5BTN38eNK6t
Mín. 17° Máx. 28°