É Dia D de vacinação contra Poliomielite, a paralisia infantil. A medida é necessária para todas as crianças com até quatro anos de idade. Ação acontece em território nacional, com atendimento nos postos de saúde integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Santa Catarina, a campanha também tem foco de resgatar crianças não imunizadas ou com a caderneta incompleta. A oportunidade também propiciará o reforço à proteção daquelas já vacinadas com a vacina de gotinha, a fim de evitar a reintrodução da doença no estado.
Arieli Schiessl Fialho, gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), pede que os pais, especialmente aqueles que não têm disponibilidade de levar os filhos para vacinar durante a semana, aproveitem a oportunidade para atualizar a situação vacinal das crianças no sábado.
A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação Infantil. O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP), a vacina de gotinha, com 1 ano e 3 meses e 4 anos.
No período de Campanha, as doses da VIP continuam sendo aplicadas conforme esquema recomendado, mas a dose da VOP é aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.
Atendimento
Neste sábado (8), o atendimento terá um cronograma especial. Com início às 8h, seguirá até às 17 horas. Embora seja uma recomendação nacional, cada unidade de saúde poderá definir o seu cronograma de trabalho.
Quem não puder fazer a vacinação hoje, poderá comparecer à sala de vacinação em horário de expediente. Atendimento é de segunda a sexta-feira, na sala de vacinação.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News; https://chat.whatsapp.com/B8WYhmelq7X5BTN38eNK6t
A matéria na íntegra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Mín. 12° Máx. 24°