A oftalmologia é um dos serviços mais procurados nas casas públicas de saúde. Em São Lourenço do Oeste, um mutirão é realizado pelo Governo Municipal. A partir desta segunda-feira (10), cerca de 200 munícipes passarão por avaliação e terão encaminhamentos.
Os pacientes são recepcionados no auditório da Secretaria de Saúde. Depois de receber as primeiras orientações, passam por avaliação em consultório. Casos com diagnostico positivo para catarata e pterígio serão encaminhados para cirurgia, nos próximos mutirões.
Caio Ribeiro Azambuja, médico oftalmologista, ressalta que os mutirões em municípios de menor porte são importantes porque conseguem atender um número grande de pacientes e, no caso da oftalmologia, melhorar a qualidade visual da população com bastante eficiência.
Conforme nota do Governo Municipal, a grande quantidade de exames represados advém de um empasse nos encaminhamentos de média complexidade. Os pacientes são encaminhados pelo Governo do Estado para procedimentos, os quais acontecem na Fundação Hospitalar.
O secretário adjunto de Saúde, Filipe Martins, reforça que o governo municipal fornece os óculos para os pacientes, dando prioridade para idosos e crianças. O mutirão de consultas oftalmológicas está sendo feito com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims) de Pato Branco.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
Mín. 17° Máx. 18°