Um dos ditados populares mais conhecidos dispara, o ‘cão é o melhor amigo do homem’. Mas nem sempre a recíproca é verdadeira. Um caso de abandono vem chamando a atenção da comunidade de Formosa do Sul. Ele foi registrado no fim de semana, quando a denúncia parou nas autoridades policiais. Um cachorro foi deixado para trás na mudança, mas o tutor já foi localizado e está denunciado por maus tratos.
O caso em questão aconteceu no perímetro urbano. o tutor do animal foi embora de Formosa do Sul, deixando para trás seu fiel companheiro. Vizinhos notaram que a casa estava vazia, mas o cão continuava ali. Para desagrado da comunidade, sem tutoria, alimentação e nem água.
Sofrimento do animal chegou ao conhecimento das autoridades policiais. Um inquérito policial foi instaurado, o suspeito identificado e as investigações seguem.
O animal
O animal terá um novo destino. Provisoriamente, foi acolhido por uma entidade protetora de animais. Após restabelecer a saúde e as condições físicas, será destinado à adoção.
Denúncias
Os maus tratos aos animais é crime. A prática criminosa está prevista na Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.605/98. Os casos podem resultar em detenção de três meses a um ano, além de multa.
A proteção e o bem-estar dos animais são responsabilidades de toda à comunidade. Este caso serve como um lembrete de que, ao adotar um animal de estimação, o tutor assume o compromisso de ofertar cuidados e afeto por toda a vida do animal.
Conscientização
A partir do caso, uma campanha de conscientização está sendo estabelecida. Ação abordará o direito dos animais e a responsabilidade dos tutores.
Abandonar um animal não é apenas um ato de crueldade, mas também uma infração legal que pode levar a sérias consequências. Organizações de proteção animal estão aproveitando a oportunidade para intensificar campanhas educativas sobre a posse responsável e os impactos negativos do abandono.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
Mín. 17° Máx. 30°