Terça, 18 de Junho de 2024
15°

Tempo nublado

São Lourenço do Oeste, SC

Saúde Formosa do Sul

Baixa adesão à imunização contra a poliomielite

Mesmo com mais de 100 mil crianças vacinadas, campanha alcança a marca de 25% do público alvo em Santa Catarina

10/06/2024 às 20h46
Por: Felipe Alípio Fonte: Felipe Alípio
Compartilhe:
Campanha de vacinação contra a poliomielite segue até sexta-feira (14). - Foto: Maitê Maciel
Campanha de vacinação contra a poliomielite segue até sexta-feira (14). - Foto: Maitê Maciel

Considerada a principal estratégia de prevenção contra a poliomielite, a vacinação ganhou um calendário especial de trabalho. Entre maio e junho, o Sistema Único de Saúde (SUS) promove a campanha do Zé Gotinha. Apesar de ter um calendário padrão e até um Dia D de Vacinação, apenas cerca de 25% do público alvo foi imunizado em Santa Catarina.

A informação é da Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES). De 27 de maio até a manhã de segunda-feira (10), 107.455 crianças foram imunizadas. Deste total, 9.610 receberam a Vacina Inativada (VIP) e outras 97.845 receberam a Vacina Oral (VOP).

Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), reforça que a principal estratégia dessa Campanha é vacinação. Para que efeito, ao menos 95% das crianças de 1 a 5 anos devem ser vacinadas. Redução do risco de reintrodução da doença no país, é alcançada a partir da aplicação de doses de forma indiscriminada.

“Vacinamos até o momento com a VOP cerca de um quarto da nossa população-alvo, de 388.270 crianças de 1 a 4 anos, mas temos ainda uma semana de Campanha. Então, pedimos aos pais que levem os filhos até um posto de vacinação para tomar a vacina contra a paralisia infantil”, destaca a gerente.

A Campanha de Vacinação contra a poliomielite segue até a próxima sexta-feira (14). Após o fim da Campanha, as doses permanecem disponíveis nos postos de saúde de todo o estado para a vacinação de rotina.

Sendo assim, a VOP deixa de ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças até 4 anos e passa a ser administrada somente como doses de reforço nas idades recomendadas, de 1 ano e 3 meses e 4 anos.

Crianças com até 1 ano de idade precisam completar o esquema vacinal com três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses, antes de serem vacinadas com a VOP.

 

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Lourenço do Oeste, SC Atualizado às 06h06 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 21°

Qua 20°C 13°C
Qui 23°C 14°C
Sex 23°C 15°C
Sáb 24°C 14°C
Dom 25°C 16°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias