Sábado, 13 de Julho de 2024

Chuva

São Lourenço do Oeste, SC

Agro Destaque Santa Catarina

Manejo do rebanho na estiagem

Estudos apontam que a nutrição é chave para manter o desempenho do rebanho durante a seca

16/06/2024 às 08h00 Atualizada em 01/07/2024 às 13h33
Por: Felipe Alípio Fonte: Redação
Compartilhe:
Cuidados com os animais resultam diretamente na produtividade. Foto – Arquivo DR
Cuidados com os animais resultam diretamente na produtividade. Foto – Arquivo DR

Durante o período de seca, produtores rurais enfrentam dificuldades para alimentar o rebanho devido ao baixo desempenho da pastagem. A ausência de chuvas limita a qualidade e a oferta das forrageiras, interferindo na qualidade da dieta reduzindo o desempenho produtivo do rebanho. A suplementação proteica é uma estratégia eficiente para manter a performance dos animais e evitar prejuízos na atividade pecuária.

Segundo o especialista em nutrição de Ruminantes da Vaccinar, Rodrigo Lima, com a falta de chuvas, os níveis de proteína, energia e vitaminas ficam reduzidos na pastagem, implicando a necessidade de realizar reposição nutricional por meio de estratégias alimentares capazes de suprir tanto deficiências qualitativas como quantitativas de nutrientes na forragem.

“Nesse período, uma dieta restrita ao pasto geralmente resulta em perda de peso dos animais, queda na produtividade e na taxa de fertilidade do rebanho, consequentemente, interferindo negativamente na produção. A utilização da suplementação estratégica durante este período mantem o gado bem nutrido, saudável e produtivo, independente da duração e intensidade da estiagem”, explica Lima.

A Vaccinar oferece programas de suplementação de precisão, que permitem o melhor balanceamento para atender toda a exigência de ganho de peso dos animais. Além do programa, Lima informa que a linha Tecnocorte HD foi desenvolvida para levar a maior eficiência para o animal, convertendo isso em melhor lucratividade para o produtor. Os suplementos proteicos e proteico-energéticos da linha Tecnocorte HD da Vaccinar possuem em sua composição minerais de alta absorção, aditivos e vitamina A, ajudando a manter o ganho de peso dos animais neste período.

 

Planejamento

 

Independentemente do tipo de atividade, a adoção de práticas de suplementação requer planejamento. O especialista da Vaccinar explica que é importante que o produtor planeje esse aporte alimentar com base na quantidade de animais a serem alimentados e considerando aspectos climáticos, características do solo, condições das pastagens e a necessidade nutricional do rebanho.

A empresa conta com uma equipe de Assessores Técnicos e Especialistas dedicados a otimizar as formulações dos produtos no campo, garantindo a máxima eficiência e rentabilidade para os clientes. Além disso, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Vaccinar está constantemente em busca de novas tecnologias e soluções para aprimorar ainda mais a nutrição e o desempenho dos animais.

 

Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Lourenço do Oeste, SC Atualizado às 09h05 - Fonte: ClimaTempo
Chuva

Mín. Máx. 10°

Dom 9°C 5°C
Seg 15°C 3°C
Ter 18°C 8°C
Qua 20°C 11°C
Qui 22°C 12°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias