A temporada 2025 da Liga Nacional de Futsal (LNF) marcará uma nova era para a competição, com a introdução de uma liga de acesso, uma espécie de segunda divisão, onde haverá rebaixamento e ascensão entre as divisões. Este formato foi anunciado ainda em 2023 e, para definir os primeiros quatro rebaixados, foi considerado a soma da pontuação da primeira fase da LNF 2023 e da primeira fase de 2024. A partir dos próximos anos, o rebaixamento será anual, semelhante ao que ocorre no Campeonato Brasileiro de Futebol.
Quatro equipes começaram a temporada 2024 ameaçadas pelo rebaixamento devido ao desempenho ruim em 2023: Taubaté, Blumenau, Futsal São Lourenço e Brasília. O Brasília, que terminou a LNF 2023 com apenas 11 pontos, vem se esforçando rodada a rodada, mas fez a pior campanha da história da LNF, somando apenas 1 ponto nesta temporada. Com isso, a equipe da capital federal é oficialmente o primeiro rebaixado da história da competição.
A luta pela fuga da zona de rebaixamento está acirrada. Dentre os demais times citados, a crítica esportiva previa poucas chances de algum escapar. No entanto, o Futsal São Lourenço apresenta bom desempenho em 2024 e está na boca para sair da zona de rebaixamento, e ainda conta com uma vantagem: um jogo a menos e contra um adversário direto. O confronto contra a Assoeva, que está mal na competição, pode ser a virada de chave para a equipe lourenciana, mudando a luta contra o rebaixamento para a busca de uma posição melhor e a vantagem de decidir os playoffs em casa.
Confira a soma dos pontos na luta contra o rebaixamento:
16⁰ Campo Mourão: 44 pontos
17⁰ Joaçaba: 42 pontos
18⁰ Marreco: 40 pontos
19⁰ Esporte Futuro: 38 pontos
20⁰ Assoeva: 37 pontos
--------------------
21⁰ Futsal São Lourenço: 37 pontos
22⁰ Blumenau: 27 pontos
23⁰ Taubaté: 25 pontos
24⁰ Brasília: 12 pontos
Com um jogo atrasado contra a Assoeva, o Futsal São Lourenço depende apenas de si mesmo para escapar do rebaixamento. Blumenau mostrou uma reação na competição, mas ainda tem uma missão difícil pela frente. Taubaté faz uma campanha irregular e enfrenta grandes dificuldades. Esporte Futuro está na briga com apenas 1 ponto a mais que o São Lourenço, enquanto Marreco e Joaçaba têm menos chances de cair.
Jogos restantes para o Futsal São Lourenço:
- 24/07: Assoeva X Futsal São Lourenço
- 28/07: Campo Mourão X Futsal São Lourenço
- 03/08: Futsal São Lourenço X Pato
- 10/08: Joaçaba X Futsal São Lourenço
- 17/08: Futsal São Lourenço X Atlântico
- 23/08: São José X Futsal São Lourenço
- 31/08: Futsal São Lourenço X Cascavel
- 07/09: ACBF X Futsal São Lourenço
As expectativas para que o time de São Lourenço do Oeste consiga fugir do rebaixamento são grandes e reais, e o próximo jogo será fundamental para definir seu destino na LNF.
Mín. 12° Máx. 24°