Nesta quinta-feira, 25 de julho de 2024, a seleção brasileira de futebol feminino estreou nas Olimpíadas de Paris com uma vitória por 1 a 0 contra a Nigéria. A partida, realizada em Bordeaux, antecedeu a cerimônia oficial de abertura dos Jogos, algo comum para alguns esportes coletivos, a fim de acomodar todas as rodadas no calendário.
O gol da vitória brasileira foi marcado por Gabi Nunes, aos 37 minutos do primeiro tempo. Após receber uma assistência de Marta, a camisa 16 invadiu a área e finalizou forte, acertando o travessão antes da bola entrar no gol nigeriano. A própria Marta, aos 38 anos e participando de sua sexta Olimpíada, teve um gol anulado pouco antes do Brasil abrir o placar. Marta, que já conquistou duas medalhas de prata olímpicas, possui 13 gols na competição e está a apenas um gol de igualar a recordista Cristiane como a maior goleadora da história das Olimpíadas.
Com esta vitória, a equipe comandada pelo treinador Arthur Elias soma seus três primeiros pontos no Grupo C, dividindo a liderança com a Espanha, que venceu o Japão por 2 a 1 em Nantes. A Espanha, uma das potências do futebol feminino e atual campeã mundial, conquistou o título no ano passado contra a Inglaterra em um torneio realizado na Oceania, é a grande favorita do grupo.
O próximo desafio da seleção brasileira será no domingo, contra o Japão, no Parque dos Príncipes, estádio do Paris Saint-Germain, em Paris. No mesmo dia, em Nantes, a Nigéria enfrentará a Espanha. Dependendo dos resultados, o Brasil e Espanha já poderão confirmar suas classificações para a próxima fase com antecedência.
Mín. 13° Máx. 22°