Juninho Madruga, natural de Lages-SC, desponta como um dos expoentes técnicos do futsal catarinense. Aos 31 anos, ele já acumula feitos e títulos que destacam sua trajetória promissora no esporte. Com um início de carreira como jogador, Juninho optou por parar cedo e, cursou duas faculdades e atualmente tem se dedicado ao comando técnico de equipes de futsal.
Curta carreira como Jogador
Juninho sonhava em ser jogador de futsal e atuou pelo Caça e Tiro, de Lages. No entanto, aos 22 anos, ele decidiu pendurar os tênis e seguir outro caminho. Após encerrar a carreira como atleta, Juninho se dedicou aos estudos, graduando-se em Ciência da Computação e Educação Física, além de se pós-graduar em Futsal.
Quatro temporadas como treinador e quatro títulos
Em 2024, Juninho está em sua quarta temporada como treinador e já acumula resultados impressionantes. Sob seu comando, o Lages Futsal conquistou títulos inéditos para o clube, incluindo o Catarinense - Primeira Divisão (atual Série Prata), Bicampeonato dos Jogos Universitários de Santa Catarina e a Liga Catarinense - Série Prata. Cada uma dessas conquistas teve a participação fundamental de Juninho, destacando seu potencial.
Propostas e o desafio em um time Sub-20
Após a conquista do Catarinense, Juninho recebeu propostas de times da Série Ouro do Paranaense e do Gauchão, mas decidiu aceitar o desafio de comandar o São Lourenço Sub-20. A estrutura e organização da equipe de São Lourenço, aliadas à oportunidade de disputar uma competição nacional, foram fatores decisivos para sua escolha. Juninho está focado e confiante no trabalho com o São Lourenço, onde espera fazer história na primeira edição da LNF Talentos, torneio Sub-20 da LNF.
Visão e Influências
Juninho tem grandes ambições para o futuro e deseja voltar a treinar uma equipe adulta, mas não tem pressa nenhuma e reitera que está completamente focado no seu atual trabalho.
Para todo jovem profissional é natural ser indagado sobre uma referência ou inspiração, para isso ele cita o professor Fernando Ferretti, Técnico multicampeão, a quem considera o maior treinador de futsal de todos os tempos e com quem teve a honra de trabalhar em Lages.
Entre os treinadores contemporâneos, admira Cassiano Klein, do JEC, eleito melhor treinador de futsal do mundo em 2022.
Em termos de gestão, Juninho busca inspiração em figuras como Carlo Ancelotti, do Real Madrid, e Bernardinho, do vôlei, através de livros e documentários.
Futuro Promissor
O futuro de Juninho Madruga é imensamente promissor. Com uma carreira ainda no início e muito tempo para trabalhar pela frente, ele já demonstra todas as qualidades necessárias para se tornar um dos grandes nomes do futsal brasileiro.
Acompanhe de perto o trabalho do jovem treinador e da equipe do São Lourenço Sub-20, que promete muitas emoções e conquistas no cenário do futsal nacional.
O Futsal São Lourenço Sub-20 estreia na LNF Talentos na terça, 30, diante da ACBF, na Arena São Lourenço, com transmissão ao vivo do canal do YouTube da LNF.
Mín. 13° Máx. 22°