Na noite de quarta-feira, 31 de julho, Grêmio e Corinthians se enfrentaram na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Em uma partida marcada pelo equilíbrio, as equipes não saíram do 0 a 0, com ambos os times tendo jogadores expulsos.
O primeiro tempo foi de poucas oportunidades, com as duas equipes procurando se resguardar. A melhor chance do Grêmio veio aos 35 minutos, quando Cristaldo cobrou falta e o goleiro Hugo Souza fez uma boa defesa. No rebote, Villasanti tentou aproveitar, mas a arbitragem assinalou impedimento. O Corinthians teve uma boa oportunidade aos 37 minutos, quando Garro, após falha de Rodrigo Ely, chutou de primeira, a bola passou perto.
No segundo tempo, o Corinthians ficou com um jogador a menos aos 7 minutos, após o volante Ranieri ser expulso por uma entrada dura em Villasanti, em decisão revisada pelo VAR. Aproveitando a superioridade numérica, o técnico Renato Gaúcho tornou o Grêmio mais ofensivo, mas a equipe não conseguiu converter a vantagem em gols.
Nos acréscimos, aos 46 minutos, Giovani marcou para o Corinthians, mas o gol foi anulado pelo VAR devido a um impedimento milimétrico. Aos 51 minutos, Gustavo Nunes, do Grêmio, também foi expulso após atingir o rosto de Pedro Henrique com o braço.
O empate sem gols mantém a decisão da vaga para o jogo da volta, marcado para a próxima quarta-feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Quem vencer avançará para as quartas de final da competição.
Mín. 8° Máx. 16°