A brasileira Beatriz Souza se tornou campeã olímpica de judô na categoria acima de 78 kg em sua primeira participação nos Jogos. A brasileira atualmente ocupa a quinta posição no ranking mundial, Bia venceu a israelense Raz Hershko na final, a segunda no Ranking mundial , e a francesa Romane Dicko, melhor do mundo, na semifinal.
Nascida em Peruíbe, litoral de São Paulo, a judoca tem 26 anos, mede 1,78 m e pesa cerca de 135 kg. Representando o Clube Pinheiros de São Paulo, ela frequentemente sobe ao pódio nas competições que disputa. Em campeonatos mundiais, Bia já conquistou duas medalhas de prata, uma em Budapeste, em 2017, e outra em Tashkent, em 2022.
Com essa vitória, Bia Souza garante a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, elevando a colocação brasileira para a 18ª no quadro de medalhas, com 1 ouro, 3 pratas e 3 bronzes.
Curiosamente, essa é a primeira medalha de ouro que o Brasil conquista em Olimpíadas realizadas em Paris. Nos Jogos de 1900, o Brasil não participou, e na edição de 1924, há 100 anos, o país competiu, mas não conquistou medalhas. Agora, em 2024, além das medalhas de prata e bronze, o Brasil celebra seu primeiro ouro em solo francês, graças à judoca Bia Souza.
Mín. 14° Máx. 16°