O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional do Uruguai, faleceu nesta terça-feira, 28, em São Paulo. Uma morte encefálica resultante de uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca. A informação foi confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Izquierdo, de 27 anos, sofreu um mal súbito durante o segundo tempo do jogo contra o São Paulo, no Morumbi, na última quinta-feira. Mesmo após esforços médicos, ele não respondeu ao tratamento e sua morte foi confirmada inicialmente pelo clube uruguaio e posteriormente pelo hospital, ainda na noite de terça.
O hospital informou que Izquierdo sofreu uma parada cardíaca enquanto era transportado do estádio e foi ressuscitado na ambulância. No domingo, novos exames mostraram agravamento do quadro cerebral, com aumento da pressão intracraniana, e o jogador permaneceu sob cuidados intensivos, dependente de ventilação mecânica.
Izquierdo havia sido diagnosticado com arritmia há dez anos, quando ainda jogava pelo Cerro, do Uruguai. A informação foi divulgada na última segunda-feira pelo secretário nacional de Esporte do Uruguai, Sebastián Bauzá.
A família de Izquierdo, incluindo seus pais Nelson e Sandra, além de sua esposa Selena e seus dois filhos pequenos, está em São Paulo acompanhada por membros da delegação do Nacional e alguns jogadores da equipe.
O corpo do jogador será transladado para o Uruguai por um avião da Força Aérea Uruguaia, onde será realizado o velório e o sepultamento.
Mín. 14° Máx. 16°