Com o propósito de fortalecer a agricultura catarinense, o Governo do Estado articula a segunda edição do programa SC Rural. Na quinta-feira (29), foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) a matéria que versa sobre a captação de fundos e aplicação de recursos ao Programa
Os fundos a serem aplicados ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Santa Catarina: Resiliência Ambiental, Inovação e Inclusão Social no Espaço Rural, como é tecnicamente chamado SC Rural, são oriundos de duas fontes. Junto ao Banco Mundial, é articulada a liberação de US$120 milhões. Em contrapartida, o Governo do Estado aplica US$30 milhões.
A captação dos fundos foi articulada a partir da aprovação da Comissão de Financiamentos Externo (Cofiex). Em idos de março, este grupo deu aval a proposta de trabalho.
Conforme previsto pelo Governo do Estado, o SC Rural 2 promoverá ações de aumento de renda, competitividade e enfrentamento aos eventos extremos. Para alcançar tais propósitos, serão realizadas ações de inovação tecnológica e investimentos na prestação dos serviços públicos ao espaço rural e pesqueiro.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, explica que o programa será desenvolvido pelos próximos seis anos. Para o período, estão previstas ações estratégicas de apoio direto aos agricultores e pescadores. “Ele está dividido em eixos: no de infraestrutura, por exemplo, o objetivo é ampliar a cobertura de sinal de internet e oferta de serviços digitais, melhoria da energia elétrica, recuperação e melhorias das estradas rurais”, assinala Colatto.
No eixo empreendedorismo e inovação, o propósito é fomentar e estimular os empreendimentos nos espaços rural e pesqueiro. Na área ambiental, é meta o fortalecimento dos recursos hídricos, adoção de sistemas de produção de baixo impacto ambiental e a adequação ambiental. Também contempla o componente de bens e serviços públicos para dar suporte estratégico para as ações de apoio direto.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
A matéria na íntegra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Mín. 14° Máx. 16°