A Seleção Brasileira de Futsal embarcou na noite de segunda-feira, 2 de setembro, rumo ao Uzbequistão, país que sediará a Copa do Mundo de futsal 2024. A delegação brasileira chegou ao destino por volta da meia-noite desta quarta-feira, 4 de setembro, no horário de Brasília, cerca de horas da manhã no horário local do Uzbequistão.
A preparação da equipe que chega em sua fase final, sob o comando do treinador Marquinhos Xavier, seguiu um planejamento dividido em fases. Inicialmente, foram realizadas avaliações físicas e médicas no Rio de Janeiro, seguidas de treinamentos em Novo Friburgo e, posteriormente, no Instituto Phelipe Coutinho, também no Rio de Janeiro. Agora chega ao local do mundial para se habituar as condições locais.
A Copa iniciará no dia 14 deste mês, mas antes da estreia, a seleção participará de dois amistosos contra o Uzbequistão, anfitrião da competição, na cidade de Tashkent. Os jogos, marcados para os dias 6 e 8 de setembro, servirão para simular as condições do torneio e ajustar a dinâmica de jogo.
A Copa do Mundo de Futsal seguirá o formato tradicional, com 6 grupos de quatro equipes cada, Avançando duas equipes por grupo, seguido por mata-matas até a final. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. A estreia será contra Cuba, no dia 14 de setembro, na cidade de Bukhara. Três dias depois, a equipe enfrentará a Croácia, e o último desafio da fase de grupos será contra a Tailândia.
Com uma tradição vitoriosa e a história marcada por conquistas, o Brasil busca o hexacampeonato no futsal. Com títulos em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012, a seleção busca sua sexta estrela na competição.
Mín. 14° Máx. 16°