Na reta final da Liga Nacional de Futsal (LNF) 2024, a disputa pela última vaga de rebaixamento tem uma semelhança intrigante com o famoso experimento mental do físico Erwin Schrödinger. O “Gato de Schrödinger” é uma metáfora criada para ilustrar os paradoxos da mecânica quântica, onde um gato dentro de uma caixa pode ser considerado simultaneamente vivo e morto até que seja observado. Essa ideia paradoxal reflete com precisão a situação atual de São Lourenço e Esporte Futuro na competição.
O experimento de Schrödinger propõe um cenário onde um gato é colocado dentro de uma caixa selada com um mecanismo que pode liberar veneno, dependendo da desintegração de uma partícula radioativa. Até que alguém abra a caixa e observe, o gato está em uma superposição de estados, ou seja, está simultaneamente vivo e morto. Este conceito é usado para destacar a natureza estranha e não intuitiva da física quântica.
De maneira análoga, São Lourenço e Esporte Futuro se encontram em uma situação semelhante na luta contra o rebaixamento da LNF 2024. Ambas as equipes estão empatadas em pontos (43) e vitórias (13), com o critério de desempate sendo o saldo de gols: Esporte Futuro possui -23 e São Lourenço, -26. Se a competição terminasse hoje, São Lourenço seria rebaixado.
Porém, em um curioso paradoxo, as duas equipes dependem de si mesmas e, ao mesmo tempo, não dependem. Ambas podem escapar mesmo perdendo seus jogos, ou podem ser rebaixadas mesmo vencendo. Assim como o gato que é simultaneamente vivo e morto até ser observado, a situação das duas equipes é incerta e paradoxal.
Se o São Lourenço vencer a ACBF por até 3x0, qualquer vitória do Esporte Futuro rebaixaria São Lourenço, mesmo com a vitória. Por outro lado, se o São Lourenço perder por 1x0 e o Esporte Futuro for derrotado por 5x0 pelo Atlântico, o Esporte Futuro será rebaixado, mesmo com seu concorrente perdendo.
Portanto, a decisão sobre qual equipe será rebaixada só será conhecida ao final da última rodada, no dia 07 de setembro, às 19h. São Lourenço enfrenta a ACBF em Carlos Barbosa, enquanto o Esporte Futuro joga contra o Atlântico em Erechim. Até lá, as duas equipes permanecem em uma "superposição" de possibilidade de permanência e rebaixamento.
Mín. 14° Máx. 16°