Neste sábado (7), o Brasil celebra o 202º aniversário da Independência. Como um coro nacional, os cidadãos vão às ruas com as cores da Bandeira e participam de atos cívicos. Em São Lourenço do Oeste, a tradição foi preservada e o desfile na Avenida Brasil movimentou a Praça da Bandeira.
Diferente das datas que antecederam ao Desfile, o hasteamento dos pavilhões foi realizado pouco mais tarde. Por volta das 9 horas, lideranças civis e militares prestigiaram a solenidade de abertura do Ato Cívico. Junto a ele, as bandeiras subiram aos mastros.
A festa da independência aumentou em relação a edição passada. Foram 40 pelotões que desfilaram pela Avenida Brasil. Os grupos são compostos de alunos da rede pública e privada de ensino, além de entidades e grupos organizados.
Sirlei Tomazi Catani, secretária municipal de Educação, conta que as participações das entidades foram baseadas nas edições anteriores. Os convites foram lançados e os participantes manifestaram favoráveis à participação.
Outra tradição lourenciana é o acompanhamento do desfile com animação da Fanfarra Municipal. O grupo de músicos é organizado pelo Instituto Cultural São Lourenço (ICSL).
Músicos e autoridades se basearam na Praça da Bandeira. Dali acompanharam as apresentações dos pelotões que partiram do cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Rui Barbosa e chegaram ao cruzamento com a Rue Nereu Ramos.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
A matéria na íntegra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Mín. 14° Máx. 30°