Você notou que os dias estão atípicos? O céu está encoberto, mais esbranquiçado. É reflexo da chegada de uma nova nuvem de fumaça provocada pelas queimadas da região Central e Amazônica. A dissipação pela região é favorecida por uma massa de ar seca e quente, que atua no Grande Oeste catarinense. Junto a essa condição está uma onda de mormaço.
De acordo com o Meteorologista Piter Scheuer, as condições são favoráveis à permanência a esta condição até quinta-feira (26). Até lá, as temperaturas ficarão acima dos 30°C, estabilizando na marca dos 35°C.
A massa de ar seca e quente dará espaço a uma frente fria, que se desloca pelo Rio Grande do Sul. Quando chegar à região, provocará pancadas isoladas de chuva e queda nas temperaturas.
Scheuer desca que há possibilidade de ocorrência de temporais isolados. A chuva será constante na noite de quinta e madrugada de sexta-feira.
O sol voltará a ter predomínio a partir da tarde, com estabilização de tempo seco para o fim de semana.
Fumaça
Nesta semana, a Defesa Civil de Santa Catarina comunicou a chega de mais uma cortina de fumaça pelo estado. O fenômeno é uma consequência das queimadas que acontecem na região Central e Amazônica.
O céu esbranquiçado é uma tendência para a região Oeste e Grande Oeste. Na região serrana e litorânea, a massa de ar fria que atua no Rio Grande do Sul faz os ventos soprarem de outro quadrante e espantar a fumaça.
Expectativa é que as condições do ar melhorem a partir de quinta-feira. Com a chegada da chuva a região Oeste, as fuligens se dissiparão.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
A matéria na íntegra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional
Mín. 14° Máx. 30°