A noite de quinta-feira (5) foi marcada por muita alegria e celebração em São Lourenço do Oeste. Cerca de 400 alunos dos 5º anos das redes municipal e particular de ensino se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Solenidade aconteceu no galpão principal do CTG Amizades sem Fronteiras.
Ao longo de 2024, os estudantes participaram de dez lições Proerd. Cada trabalho abordou um tema relevante, como a importância da amizade, a tomada de decisões responsáveis, os perigos do uso de drogas e a conscientização pelo não uso de violência.
Ao fim dos encontros, mascote do programa, o leão ‘Daren’, acompanhou os aprendizes na celebração de conclusão da jornada de aprendizado.
Durante a cerimônia, os formandos receberam seus certificados. Um leão de pelúcia, simbolizando a força e a coragem que adquiriram ao longo do programa, também foi presente aos estudantes.
O Comandante da PM, Daniel Bomfim Santoro, desta que o Proerd é um programa de muitos êxitos. “O Proerd é um programa fundamental para a Polícia Militar. Por que ele fortalece a relação entre a corporação e a comunidade, especialmente com as crianças, adolescentes e suas famílias. Por meio dele, a PM cumpre um papel preventivo que ajuda a formar cidadãos conscientes, resilientes e capazes de resistir às drogas e a violência. O importante, que além disso, o programa humaniza a instituição, mostrando que a PM vai além da repressão, ela também tem uma faceta educadora e parceira no desenvolvimento da sociedade. Esse trabalha contribui diretamente para a construção da sociedade mais segura e mais harmônica”, destaca.
O secretário de Educação, Alex Cledir Tardetti, destacou a importância do Proerd para a comunidade: "Ter este programa na nossa rede significa dizer que estamos cuidando de nossas crianças, pois a informação é uma relevante ferramenta de resistência às drogas e à violência. Fico muito feliz de que ações assim funcionam na nossa sociedade, pois estamos construindo indivíduos ordeiros e responsáveis", disse.
A continuidade do programa, está assegurada. O Comandante Santoro destaca os bons resultados advindos do trabalho. “A continuidade do programa é fundamental, é essencial porque ela promove mudanças significativas na formação das gerações vindouras. O programa trabalho na base. Ele trabalha de modo a prevenir problemas relacionados às drogas e a violência. Reduzindo desta forma os custos sociais e os desafios que são enfrentados pela Segurança Pública”, justificou.
Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News
Mín. 17° Máx. 30°