Domingo, 23 de Março de 2025
17°

Tempo nublado

São Lourenço do Oeste, SC

Política em Destaque SLO

Vereadores apreciam reforma administrativa

Votação teve embate de situações, emenda é rejeitada e o projeto segue para votação final

18/02/2025 às 13h56 Atualizada em 19/02/2025 às 11h59
Por: Felipe Alípio Fonte: Felipe Alipio
Compartilhe:
Vereadores durante a sessão da Câmara, onde a reforma administrativa foi discutida e a emenda substitutiva foi rejeitada. Foto – Felipe Alípio
Vereadores durante a sessão da Câmara, onde a reforma administrativa foi discutida e a emenda substitutiva foi rejeitada. Foto – Felipe Alípio

Na noite desta segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores de São Lourenço do Oeste analisou o Projeto de Lei Complementar nº 5/2025, que altera a Lei Complementar 283/2021, referente à reforma administrativa proposta pelo Executivo Municipal.

A sessão ordinária foi suspensa durante o expediente, conforme o Regimento Interno, para análise de emenda substitutiva apresentada pelo vereador Edson Ferrari (MDB). A emenda, no entanto, foi rejeitada por sete votos contrários e dois favoráveis. Segundo parecer das comissões de Legislação, Finanças e Educação, havia a possibilidade de ilegalidade material na proposta, que foi considerada uma emenda supressiva disfarçada de substitutiva.

Entre as mudanças propostas pela reforma estão a criação da nova Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, além da readequação de cargos e redistribuição de atribuições em outras secretarias. A proposta também prevê ajustes nos Adicionais de Responsabilidade (AR’s) para os servidores.

A emenda de Ferrari sugeria alterações na criação da nova Secretaria, propondo a redução de cargos. Ele afirmou não ser contra a criação da pasta, mas criticou a estrutura proposta, sugerindo a fusão de departamentos para evitar o aumento de cargos desnecessários.

Na área da Educação, a reforma prevê a criação de adicionais de responsabilidade para servidores do Projeto Aprender a Empreender, enquanto na Saúde estão previstas mudanças, como a criação de novos cargos e setores, como coordenador técnico de atenção primária e de SAMU.

O vereador Jader Ioris (PL) defendeu o projeto, destacando que os resultados serão avaliados com o tempo, e frisou o compromisso com o desenvolvimento e as necessidades do município. Já o vereador Mauro Michelon (MDB) pediu adiamento da discussão, mas teve seu requerimento rejeitado.

Os vereadores favoráveis ao projeto foram Jader Ioris, Altair Borges, César Piran, Sabino Zilli, Edison Demarchi, Julcemir Bombassaro e o presidente João Suldowski. Já os votos contrários vieram de Edson Ferrari e Mauro Michelon.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Lourenço do Oeste, SC Atualizado às 22h09 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 29°

Seg 20°C 15°C
Ter 28°C 14°C
Qua 23°C 16°C
Qui 24°C 15°C
Sex °C °C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias