Siga nossas redes:

 

* Frei Luizinho Marafon

frei
Foto: Felipe Alípio
* Frei Luizinho Marafon

Jesus Cristo, Rei do Universo

O Papa Pio XI institui esta festa em 1925, por ocasião do Ano Jubilar. Esta festa foi programada para o último domingo de outubro. A origem da festa foi por causa de alguns governos que lançaram regimes ditatórias, semeando ódio e destruição. O padre Francisc D. Kelly, no livro Reflexões para as Festas Litúrgicas afirma: "por meio dessa festa, o Papa Pio XI quis reafirmar a definitiva e universal soberania de Jesus Cristo e de sua lei da verdade e do amor".

Os reis e rainhas humanos

Um rei (no feminino: rainha) é um chefe de Estado ocupante de um trono real. Um rei, uma rainha tem status de nobreza mais elevado que o de um príncipe, e dos títulos de nobreza que estão abaixo do de príncipe. Um rei ou rainha pode ostentar uma coroa, um manto real, ou outros símbolos que representem o seu poder régio tais como um ceptro ou então um documento que oficialize e que sustente ou defina a sua autoridade como a Magna Carta de 1215 que determinava os poderes que o rei João de Inglaterra poderia ou não deter. Os reis e as rainhas humanos", são famosos e são servidos por todos.

Jesus é o verdadeiro Rei

Quando Jesus entra em Jerusalém na procissão de Ramos em Jo 12,13 "Então apanharam ramos de palmeiras e saíram ao encontro de Jesus, gritando: Hosana! Benito aquele que vem em nome do Senhor, o rei de Israel. O povo de Israel tinha muita esperança no rei, descendente de Davi, o rei perfeito descrito no Salmo 72. Mas Jesus ão aceita este título humano, isto não o deixa confortável, mas quando Pilatos lhe perguntou és tu o rei dos judeus? (João 18,33) Jesus sem negar sua dignidade, fez uma correção quando afirmou: "O meu reino não é deste mundo" e passou a ser o rei da verdade. "Sim, eu sou rei, É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz". (Jo 18,37). Esta verdade de Jesus é o projeto de um mundo novo no qual o rei é luz para todas os povos. Ele é rei da bondade, do amor pois sua coroa é de espinhos; rei da entrega, rei da misericórdia. Para os homens o reinado significa domínio, vitória, glória; para Jesus o reinado é aceitar a vontade do pai com espírito de serviço. Jesus estabelece um reino de novas relações de respeito, diálogo entre os homens e as nações. Jesus Cristo e o Alfa e o Ômega, o começo e o fim. Sua Soberania um dia será totalmente estabelecida. Todas as coisas e todas as pessoas serão submetidas ao seu reinado.

Por que vivemos a esperança?

Primeiro: Por causa da história de amor que Deus tem por nós que culminou em Jesus. Deus foi se revelando, até chegar a plenitude de todas as coisas criadas, seu Filho Jesus.

Segundo: Porque Jesus por nós se doou na cruz e com isso abriu um caminho para nós, um modo de viver para Deus e para os outros. Terceiro: e aquele que é a Igreja, a nossa comunidade de fé, que nos lança e sustenta na abertura radical ao futuro, esperando Deus que vem e que nos acolhe com amor infinito, por meio do seu Filho Jesus.





capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina