Siga nossas redes:

 
São Lourenço do Oeste

Jesus Cristo é missão

* Frei Luizinho Marafon - Pároco da Igreja São Lourenço Mártir - outubro de 2021

* Frei Luizinho Marafon
Foto: Vagner Candido
* Frei Luizinho Marafon - Pároco da Igreja São Lourenço Mártir - outubro de 2021

Todos os anos o Papa Francisco escreve uma carta destacando o mês de outubro como o mês missionário. Neste ano o Papa destaca o lema: "Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos (At 4,20). Este lema diz respeito aos Apóstolo Pedro e João que curram um homem e testemunharam diante do Grande Sinédrio (Tribunal Supremo de Israel), que não podiam se calar porque realizaram a cura em nome de Jesus. O nome de Jesus significa "Deus salva" (Mt 1,21)

Os discípulos se apaixonaram por Jesus porque o conheceram profundamente, sabiam que do seu coração brotava amor, bondade, sabedoria e vida em abundância. Afirma o Papa Francisco: Os Apóstolos são os primeiros a relatar isso ao lembrar ao lembrar dia e hora que o encontrar: "Eram cerca de quatro horas da tarde" (Jo1,39). Estar com Jesus, esta experiência é o fogo ardente que aquece o coração deles e que os leva anunciar Jesus. Eles têm confiança e acreditam que com Jesus a vida se torna mais leve. Tudo isso podemos ler no Livro dos Atos dos Apóstolos e concluir que quando nos entregamos e trabalhamos no projeto de Jesus, quando somos missionários, Deus jamais nos abandona. Esta sempre conosco até a consumação dos séculos (Mt 28,20).

E nós: Somos chamados para uma missão e converter-se em "Igreja em saída", do centro para as periferias, como maior dinamismo missionário. Ser uma comunidade que vá a toso os recantos, rua por rua, casa por casa, atingindo as "periferias existenciais e geográficas", saindo ao encontro dos excluídos e afastados, acolhendo a todos que buscam os serviços eclesiais. A Doutrina Social da Igreja nos pede para olhar e atender o grito doso menos favorecidos. A prática de Jesus foi sempre transformadora. Onde passava deixava rastros de vida e corações novos. Temos o desafio de conciliar fé e vida.

Vivemos momentos difíceis na história que estamos construindo. A pandemia trouxe o sofrimento, tristeza, solidão. Não estamos seguros de nada. Temos enfrentado dias de amargura e tristeza. Mas temos que ser homens e mulheres de esperança porque anunciamos Jesus de Nazaré e somos seus servidores. Não anunciamos um "Deus morto", anunciamos aquele que esta vivo e ressuscitado, que toca todos os corações.

Então não vamos ficar parados. Temos exemplos maravilhosos a seguir: Os Doze Apóstolos, as primeiras comunidades e tantos homens e mulheres que deram suas vidas por amor a Jesus. Não fechemos nossos corações ficando isolados do mundo. Sejamos gratos e generosos indo ao encontro do próximo e testemunhar o amor de Jesus. "A Igreja é por sua natureza missionária" (RMi 62), e a missão é a essência da Igreja. Que o Divino Espírito Santo nos ilumine para encontrar métodos adequados para a ação missionária.





capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina