Siga nossas redes:

 
Formosa do Sul

Aumento no índice de obesidade

Casos de obesidade infantil crescem, totalizando assim 26,57% das crianças doentes

Ascom Pref. F.S
Obesidade
Foto: Ascom Pref. F.S
Após pesquisas, índice revela grande número de crianças obesas

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Formosa do Sul possuem um acompanhamento nutricional. Ele vai desde a elaboração do cardápio até o acompanhamento no desenvolvimento e crescimento das crianças.

Durante o ano a nutricionista das escolas municipais, Morgana Dalla Líbera, realizou a avaliação antropométrica dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A avaliação é feita todo ano e consiste na aferição do peso e altura para identificar nas crianças condições de peso adequado, sobrepeso ou obesidade.

No Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria de 2019 a 2021, houve um aumento de 5,61% nos índices de obesidade. Chegando num total de 26,57% das crianças obesas.

Já no Centro de Educação Infantil Municipal Primeiros Passos, houve um aumento de 4,66% no índice de obesidade. totalizando 8,33% crianças que apresentaram obesidade.

De acordo com a nutricionista Morgana, é um índice preocupante e que emite um sinal de alerta. "Precisamos ter um olhar mais ampliado em relação a obesidade, não pensar somente nos fatores individuais como alimentação e atividade física. Claro são de extrema importância também, mas a gente tem que pensar um pouquinho nos fatores ambientais que são externos e influenciam na prevenção da obesidade", afirma Morgana.

Morgana explica que o que são esses fatores ambientais. "Envolve tudo que cerca essa criança como, por exemplo, acesso a alimentos saudáveis fora de casa ou local apropriado para praticar atividade física. Então além do que trabalhamos dentro da escola precisamos que a família também colabore com esse processo para obtermos melhores resultados", destaca a nutricionista.

Durante todo o ano letivo, as crianças participam de diversas ações que visam a alimentação saudável. O trabalho é feito juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que desenvolvem o programa Saúde na Escola.





capa jornal.jpg
 
logo vetor branco.png

Adjori/SC - Todos os direitos reservados

Travessa Raulino Lazarin, nº 39, Centro, São Lourenço do Oeste/SC , CEP 89.990-000
Fone (49) 3344-1400, e-mail:contato@destaqueregional.jor.br

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina