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São Lourenço do Oeste

Chegou a temporada de enfrentar o sedentarismo

Sol e tempo firme são um convite a prática de exercícios, mas antes de ir à luta é preciso se orientar e se preparar para a prática

Felipe Alípio
Esportes
Foto: Vagner Candido
A escolha do exercício a ser praticado tem que considerar a afinidade do esportista, além das condições de saúde.

Você passou o inverno todo prometendo começar o projeto fitness quando passassem as temporadas de chuvas e de frio? Chegou a hora de acelerar. Há alguns dias as condições climáticas estão favoráveis. É a hora de definir se vai se na corrida, na pedalada, na braçada ou na puxada de ferro. Mas... antes de sair correndo feito louco, busque orientação de profissionais que possam te mostrar seu potencial de treino e te ajudem a identificar as melhores técnicas a serem adotadas. Afinal de contas, não adianta chegar no verão com meio corpo malhada e um membro lesionado.

O Personal Trainer Ronivan Franzossi, o 'Roni', lembra que o início de uma atividade física requer alguns cuidados. O conselho é buscar orientação com um professor de educação física. Há algumas atividades que profissionais de outras áreas podem auxiliar, como é o caso de pilates com fisioterapeutas.

Despois de conhecer os próprios limites, é hora de desbravar os potenciais. Uma das primeiras escolhas é sobre em que modalidade apostar. Roni dá uma dica: "Se for um aluno iniciante, é necessário achar uma atividade física que ele gosta. Assim, ele vai levar a prática por mais tempo".

Muitos iniciantes apostam em modalidades que são sensação no momento. A orientação é fazer um teste. "Se fora pelas atividades que estão na moda, podem não se adaptar muito, e acabam se frustrando e deixando de realizar atividades físicas", diz Roni.

O ideal seria uma mistura de musculação e trabalhos aeróbicos. A musculação irá proporcionar o fortalecimento dos músculos. Já o aeróbico irá melhorar a saúde cardíaca, a circulação sanguínea, o condicionamento e a aptidão física.

De nada adianta selecionar uma atividade física e não manter a constância nas práticas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que todas as pessoas devem praticar no mínimo 150 minutos de atividade física por semana, a fim de manter a saúde em dia. Abaixo dessa carga horária, a consideração é de pessoa sedentária.

Para quem busca saúde e qualidade de vida, a recomendação é que essa carga horária seja o pontapé inicial. Quem busca resultados específicos, tipo músculos definidos ou performance em determinada atividade, a carga horária precisa ser revista e ajustada ao objetivo.

A quem busca resultados específicos, o auxílio profissional tende a otimizar os resultados. Além de ditar novas técnicas, os esportistas são conduzidos sobre as transições de exercícios, a intensidade da prática e, até, os melhores assessórios a serem investidos.

Roni adverte que os esportistas, principalmente os iniciantes, precisam ter bom senso para a prática das atividades físicas. Conta que muitos esportistas buscam resultados imediatos e se cobram por práticas que precisam de prática para alcançar a experiência. "As pessoas são iniciantes, independente da atividade que escolherem, e já querem se comparar a quem pratica a muitos anos. Isso é um erro", relata.

Hidratação

Com as condições climáticas mais favoráveis, a prática de atividades físicas ao ar livre se torna uma opção interessante a muitos. A hidratação é um fato importante a ser levado em consideração.

Roni destaca que o consumo de água é baseado no peso da pessoa. "A conta é de 40 a 50 ml de água para cada quilo corpóreo", explica. Quando a atividade física for diretamente no sol, deve-se acrescentar 250 ml a cada hora.

"A água é um dos fatores bem importantes para te manter com energia. Também para evitar câimbras rapidamente, considerando que o músculo desidratado tende a fadigar mais rápido e o esportista acaba desistindo da atividade", explica Roni.





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